Home > Notícias e Destaques > CEI Camélias > Estratégias para o período de acolhimento

08/03/2024

Estratégias para o período de acolhimento

Acolhendo com sons

No início deste ano letivo, as professoras Caroline Flores e Gisele Souza, do agrupamento BI-C/ BI-D sala 2, do CEI Camélias, para proporcionar momentos de interações e acolhimento aos pequenos realizaram, por meios de propostas, períodos com rodas de músicas instrumentais e rodas com fantoches, garantindo a participação de todos, e permitindo a escuta e o olhar atento.

Segundo o Currículo da Cidade “O acolhimento dos bebês e das crianças, essencial na construção de sua identidade, é um compromisso. Cabe aos profissionais ter atenção aos espaços organizados para as vivências oferecidas, os tempos para as elaborações, as críticas, as releituras e as materialidades para a criações e os questionamentos que os bebês e as crianças evidenciem, sejam eles verbais ou gestuais.”

Durante esses períodos foram apresentados instrumentos musicais não estruturados, como tambor e chocalhos, com o objetivo de apresentar sons diferenciados, de forma lúdica, podendo aguçar e instigar os bebês e aproveitando para trabalhar com utensílios domésticos como colher de plástico, transmitindo sons.

Quando as professoras se sentaram em rodas com os bebês, os choros deram lugar a sorrisos. Eles ficaram encantados, demostrando interesse e acompanhando com o olhar cada movimento e som transmitido dos fantoches que lhes eram apresentados, permitindo novas descobertas e tornando momentos prazerosos e de interações.

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.