Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Damasceno > Brincando com tecido

08/03/2024

Brincando com tecido

Brincadeira colorida

Experiências e brincadeiras são essenciais na educação infantil e, com os bebês, a cada movimento observamos a necessidade de vivências que estimulem sua capacidade sensorial. Diante do pressuposto, as professoras do Berçário II A/B, Gildete M. S. e Vanessa J. R., no dia 21/02/24, criaram no CEI Jardim Damasceno um ambiente que proporcionasse a estimulação sensório-visual, quando foram apagadas as luzes da Sala de Referência e luzes coloridas foram disponibilizadas para os bebês que com atenção e curiosidade apreciavam-nas, observando detalhadamente as mudanças das cores.

Eles colocavam as luzes ao alto, aproximavam-nas do rosto e mostravam para as professoras e os colegas o objeto de investigação. Lívia, um dos bebês da foto, segurou uma das luzes com um olhar surpreso.

As atividades sensoriais despertam os sentidos dos bebês. Esse tipo de investigação trabalha o tato e a visão e se constitui como experiências importantes para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais.

“Durante suas atividades, dirigidas a partir da sua própria “responsabilidade”, a criança aprende a observar, a atuar, a utilizar o corpo de uma maneira econômica, a prever resultado de sua ação, aprende a sentir os limites de suas possibilidades, a modificar seus movimentos, seus atos; aprende a aprender. Em uma palavra: a criança desenvolve sua competência, reforça sua competência de exigência.”  (TARDOS, 2008, p. 50)

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.