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20/03/2024

Trabalhar também pode ser uma brincadeira

Brincando de trabalhar

No CEI Jardim Damasceno, no dia 15/02/24, a professora Ana Carolina T. B. S., do Minigrupo II A, pensando no retorno das férias preparou um ambiente acolhedor e aconchegante, onde os pequenos pudessem explorar de forma lúdica e prazerosa. Nos cantos diversificados da Sala de Referência havia alguns teclados, telefones e controles de TV.

Então, durante a chegada das crianças, cada um se dirigia aos brinquedos e usava sua imaginação para as brincadeiras de faz de conta. Alice e Anna Liz aproveitaram os teclados e telefones para trabalhar em um escritório. Anna Liz disse para sua amiga;

- Alice preciso trabalhar, você pode ir falar no telefone pra lá, por favor.

E Alice respondeu:

- É meu cliente, Anna Liz. Só um momento, por favor.

A experiência proporcionou às crianças experimentar situações novas ou até mesmo vivenciar as que são do seu cotidiano, desenvolvendo capacidades como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação e o desenvolvimento de áreas da personalidade, como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

OLIVEIRA, MELLO, VITÓRIA & FERREIRA ressalta " crianças e bebês cria condições para interagir com ela adequadamente, ou seja, sendo seu parceiro nas situações: observando-a, apoiando-a, perguntando-lhe, respondendo-lhe, escutando-a, incentivando lhe, explicando-lhe, entregando-lhe objetos, pegando-a ao colo ou rindo com ela. Com isso formam-se vínculos entre ele e a criança. (OLIVEIRA, MELLO, VITÓRIA & FERREIRA, 2002, pág. 31). 

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