Home > Notícias e Destaques > CEI Inácio de Lima Oliveira > Contando histórias com fantoches

08/03/2024

Contando histórias com fantoches

Contação de história

No CEI Inácio de Lima Oliveira foi elaborado um espaço lúdico voltado para a exploração de livros e contação de história pelas professoras Maristânea Luiz e Renata Feliciano. A contação de histórias é uma maneira lúdica muito utilizada na educação infantil que vem ganhando cada vez mais força. Hoje em dia existem inúmeras formas de realizar essa atividade com as crianças, seja com os pais ou com os professores. Além disso, nas redes sociais, principalmente no YouTube, é possível encontrar uma gama enorme de contações de histórias com foco na educação infantil. Quando realizadas da maneira correta, essas atividades são ótimas para estimular a atenção, a curiosidade e a imaginação das crianças. Essa prática é importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social, melhorando suas capacidades de comunicação. Diferentemente da leitura comum, a contação de histórias permite improviso e interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso.

No dia 19/02/24, as professoras Cintia Jesus e Priscila Castro, do agrupamento BI A/B, realizaram uma proposta com os bebês, que puderam explorar os livros expostos e ouvir uma contação de histórias com fantoche. Eles demonstraram interesse e satisfação ao participar da atividade.  

Quando a criança ouve histórias, apresentamos a elas novas realidades, tempos, lugares e comportamentos diferentes. Isso passa principalmente pelo estímulo à oralidade, à comunicação à e expressão e por isso é tão importante realizar contação de histórias na educação infantil. 

Contar histórias é uma arte que busca encantar a criança e deve acontecer de diversas maneiras. A leitura dentro do leito familiar tem papel fundamental  nesses processo e é importante que essa prática ultrapasse os muros escolares.

A Base Nacional Comum Curricular prevê a contação de história como ferramenta pedagógica na educação infantil. Especificamente, o campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação” a valoriza inserida na habilidade de interação e de comunicação (BNCC, p. 42)

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.