Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Itaguaçu > Banho nas bonecas para cuidar do corpo

10/04/2024

Banho nas bonecas para cuidar do corpo

Cuidado, carinho e afeto

No dia 26/03/24, no CEI Jardim Itaguaçu, a professora Geovane Balbino, do Minigrupo I C, realizou a vivência do banho nas bonecas, com o objetivo de despertar nos pequenos, por meio do faz de conta, a imaginação e a criação e vivenciar diferentes papéis e situações distintas.

A proposta foi organizada na área externa do CEI, com objetos de banho: banheiras, toalhas, bonecas, sabonete líquido e água. Foi uma experiência divertida. As crianças foram convidadas a explorar as materialidades, por meio da representação, promovendo a aprendizagem, o cuidado com o corpo e com a higiene.

Ao chegar no espaço preparado pela professora, elas  observaram e, ao serem convidadas à brincadeira, se aproximaram colocando as bonecas na água. Maria Alice foi tirando as roupas das bonecas e entregando aos amigos, que foram logo colocando as bonecas na água e aguardando o auxílio da professora para adicionar o sabonete.

Samirah assumiu a distribuição das toalhas e olhando para aquela experiência ia secando as bonecas. José, que é da turma dos maiores, se aproximou, tirou os calçados e colocou os pés dentro da banheira, sentindo-se relaxado e, em seguida, Lorenzo se aproximou, virando a banheira e derrubando a água no chão. Achou graça no que fez, que virou uma festa com todos os colegas.  

A brincadeira foi aproveitada por cada um à sua maneira, proporcionando a interação e o faz de conta. As crianças imitaram ações dos adultos, ao darem banho em seus bebês, demonstrando cuidado, carinho e afeto.

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.