Home > Notícias e Destaques > CEI Camélias > Acolhendo com amor
A adaptação dos bebês é um processo complexo, pois são muitas mudanças em suas vidas e rotina. Cada bebê é único e possui suas individualidades, o que faz com que o processo de acolhimento seja um desafio constante.
Segundo a pediatra húngara Emmi Pikler, conhecida por sua abordagem revolucionária no cuidado de bebês e crianças pequenas, o primeiro espelho do bebê são as atitudes do educador, seu tom de voz e o seu jeito de tocar. Antes de o bebê conhecer o educador pela visão ou pelo nome, ele conhece a sua voz, seu cheiro e seu jeito de segurar.
Dentro do contexto, para garantir um bom acolhimento e criar vínculos com os bebês, no dia 14 de fevereiro de 2023, as professoras Raquel Alencar e Socorro Oliveira vivenciaram com os pequenos do Berçário 1 – A/B a atividade “Brincando com a Voz”. Respeitando cada um na posição em que se sentiam bem, sentamos e iniciamos a música “Oh trá lá lá”, mudando o tom de voz – mais baixo, mais alto, voz mais grossa, mais fina – e fazendo gestos com as mãos. Logo eles foram se acalmando e observando os movimentos, e reagiram com sorrisos e expressões no olhar, transformando o ambiente em mais alegria e tranquilidade, o que era essa nossa intenção.
Quando se dá a atenção que os pequenos necessitam, mesmo em condições muito adversas, eles se tranquilizam ao reconhecerem a nossa voz, que transmite a eles confiança e segurança.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.