Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Tremembé > Atividade sensorial com elementos da natureza
Desde o nascimento, as crianças observam e examinam o seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. De início, sua compreensão do mundo físico está limitada ao seu campo perceptual: as coisas que elas não percebem não existem, e as que elas percebem, muitas vezes, parecem inexplicáveis.
Por isso, elas obtêm sentido do mundo pelo movimento e pelas sensações. Principalmente, porque têm uma curiosidade impressionante, que as impele à ação – tocar, provar, pensar, misturar, derramar. Desde o nascimento, as crianças observam e examinam o seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. De início, sua compreensão do mundo físico está limitada ao seu campo perceptual: as coisas que elas não percebem não existem, e as que elas percebem, muitas vezes, parecem inexplicáveis. Por isso, elas obtêm sentido do mundo pelo movimento e pelas sensações. Principalmente, porque têm uma curiosidade impressionante, que as impele à ação – tocar, provar, pensar, misturar, derramar.
A partir deste ponto de vista, no dia 9 de maio, a turma do Berçário I A/B/C, das professoras Amanda Ferreira, Ana Lucia Lopes e Vanessa Santos, realizou a atividade de sensações e texturas com elementos da natureza, proporcionando aos bebês condições de experimentar autonomamente a exploração do espaço. O ambiente foi preparado para a proposta. As professoras disponibilizaram folhas, gravetos, pinhas e pedras para que os bebês pudessem explorar e manusear livremente esses materiais tão ricos. As crianças tiveram a oportunidade de
ampliar seu conhecimento em relação à natureza, brincando e explorando, o que contribuiu para seu desenvolvimento.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.