Home > Notícias e Destaques > CEI Camélias > Atividades de novembro

23/12/2021

Atividades de novembro

  • Mãos como instrumentos

No segundo semestre de 2021, as professoras Socorro Oliveira e Raquel Alencar desenvolveram com os bebês do Berçário I A/B o projeto “As mãos são instrumentos da inteligência humana”. A proposta nasceu das observações e da escuta atenta sobre o interesse dos bebês em tocar, pegar e investigar.  

Para atender às necessidades dos bebês, respeitando as individualidades, tudo aconteceu naturalmente com objetos coloridos, instigantes e com diferentes texturas. 

No dia 24 de novembro, a atividade foi pintura com os dedos, na intenção de estimular os bebês a dar seus primeiros passos no mundo da arte – além de se divertirem, potencializarem sua sensibilidade tátil, desenvolverem a coordenação motora fina e a capacidade de criar e satisfazer o toque ao descobrir novas texturas.  

Para o momento da pintura, os bebês foram levados para a área externa do CEI, onde foi colocado papel Kraft no chão e sobre ele a tela já com tinta guache não tóxica apropriada para a idade.   

As professoras ficaram surpresas com as produções dos bebês. Segundo ela, todos aproveitaram o momento e demonstraram encantamento e alegria. As obras foram intituladas “Minha primeira tela” e disponibilizadas para levarem como recordação da participação e do protagonismo no desenvolvimento do projeto. 

  • Arroz colorido

No dia 24 de novembro, as professoras Daniela Alves e Joyce Santos, da sala 3, realizaram a vivência “Exploração com arroz colorido”, com a turma do Berçário II C/D. Essa experiência permitiu que os bebês tivessem contato com o arroz de uma maneira diferente e divertida, sentindo sua textura.   

Foi através de uma roda de conversa que as professoras apresentaram o alimento, que os pequenos sentiram com as próprias mãos. Depois da exploração, os bebês realizaram uma colagem, utilizando a imaginação e a criatividade para transformar o arroz em obras de arte.   

A atividade contribuiu para a construção e a ampliação das habilidades motoras, bem como para o desenvolvimento perceptivo. Foi um momento de interação e exploração, em que ampliaram também a linguagem oral e suas habilidades artísticas por meio da colagem. 

  • Reprodução da árvore

As professoras Solange Silva e Dulcilene Ribeiro, das turmas do Minigrupo II-C e Minigrupo I-E, sala 4, realizaram a vivência “Reprodução da nossa árvore do quintal”, no dia 12 de novembro. A intenção da atividade era aguçar a curiosidade e explorar, investigar e apreciar o meio ambiente, promovendo o protagonismo das crianças.  

Em um certo momento das explorações os pequenos encontraram uma árvore no quintal, que batizaram de “árvore da sala 4” e sob ela já vivenciaram momentos como piquenique e brincadeiras diversas.  

A partir de então foi proposta a colagem de galhos, folhas e frutos que foram coletados anteriormente no quintal. As crianças se interessaram pela exploração e se divertiram com a brincadeira; na hora de colar no papel criaram uma super produção.  

Depois de secar a arte no papel Kraft, a reprodução da árvore foi exposta durante a semana para que os familiares pudessem apreciar, enriquecendo o repertório e favorecendo o respeito pela natureza. 

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.