Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Damasceno > Cuidados para receber os pequenos de volta
Bem-vindos ao CEI
O CEI Jardim Damasceno, no dia 05/02/25, iniciou o ano letivo com um olhar atento e repleto de afetividade e pertencimento para transformar a acolhida dos bebês, das crianças e dos adultos um pouco mais aconchegante para todos.
E pensando no acolhimento do agrupamento Minigrupo II A, a professora Vanderleia Maria S. Q. preparou os cantos temáticos com diversos tipos de materialidade (utensílios domésticos, madeiras pequenas, carrinhos e um espaço com livros) de forma atrativa e segura, para receber os pequenos que já fazem parte da unidade desde o Berçário I e também para que pudessem se expressar livremente, permitindo-lhes seguir em suas observações, explorações e descobertas.
Luan, quando chegou ao CEI acompanhado da mãe, sorriu com os olhos, revelando felicidade ao retornar para o espaço de vivência; seguiu em direção ao canto que continha blocos de madeiras e carros. Reuniu uma boa quantidade ao seu lado montando, empilhando, desmontando e, ao finalizar sua produção, disse com uma expressão feliz:
- Olha prô, o castelo que eu fiz, para guardar o meu carro!
Enquanto isso, Sophia e Maite começaram a brincar com uma boneca sobre o tapete e Sophia disse:
- Nós estamos maquiando a neném para ela ficar bem bonita, né Maite?
Conforme BNCC (2018) “o cuidar, o zelar e o acolher são atitudes que fornecem à criança subsídios para que ela possa se sentir segura, sabendo que tem com quem contar quando for preciso e percebendo que o ambiente escolar é um local onde está integralmente protegida, com pessoas de confiança. Ao passar pelo processo de acolhimento, a criança precisa de suporte para interpretar suas emoções, uma vez que não pode lidar sozinha com o impacto de entrar em um ambiente que lhe é completamente unifamiliar, dividindo um espaço que, em muitos casos, era exclusivamente seu em casa”.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.