Home > Notícias e Destaques > CEI Camélias > Brincadeiras criativas
No dia 12 de maio, a turma "Os pequenos inventores", do Minigrupo II-A, da professora Alessandra Rocha, realizou uma vivência com materiais de largo alcance, como parte do projeto “Brincando e Criando". O principal objetivo foi aguçar a curiosidade, a autonomia e a imaginação, para que descobrissem infinitas formas de aprender brincando, por meio da investigação e da exploração.
A professora disponibilizou para a turma vários objetos de fácil acesso, como potes, rolos de papel higiênico, tampinhas de garrafas, colheres de plástico, vasilhas e garrafas pet, entre outros.
No primeiro momento, as crianças permaneceram brincando, observando, explorando, investigando e criando. Em pouco tempo o faz-de-conta se fez presente, contagiando toda a turma e trazendo vários cenários incríveis, recheados de magia, encanto, protagonismo e muita aprendizagem significativa.
Neste mundo da imaginação estava Lara, muito atenta, brincando sozinha de empilhar. Ela colocava um pote sobre o outro, tendo cuidado com seus movimentos para não os deixar cair, aprimorando suas habilidades motoras e cognitivas de forma lúdica.
Próximos de Lara estavam seus amigos Pedro e Benjamin, se aventurando “em alto mar” e descobrindo infinitas formas de aprender brincando.
Os materiais de largo alcance são grandes aliados para o desenvolvimento infantil, pois permitem que a criança traduza, de uma forma singela e criativa, como observam o mundo à sua volta.
Pouco antes, no dia 11 de maio, as crianças do Minigrupo II-B realizaram, na parte externa do CEI, a vivência “Coloração no papel Kraft”, usando a técnica de pintura com os pés envolvidos no plástico-bolha.
Foi confeccionado um cantinho diversificado para que as crianças pudessem explorar. Lá, foram disponibilizados materiais como lápis, carvão, giz de cera e folhas sulfites para o uso livre e autônomo das crianças – itens que estão sendo abordados em nosso projeto “Brincando de fazer Arte”.
Nessa vivência, também foram ofertados às crianças plástico-bolha e tintas guache de cores diversificadas. Os pequenos demostraram alegria e integração ao participar da construção deste espaço que será usado no dia a dia do grupo.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.