Home > Notícias e Destaques > CEI Camélias > A natureza e a experiência sensorial dos bebês
Brincando com a natureza
No dia 30/07, no CEI Camélias, as professoras Raquel de Souza Amaral Alencar e Socorro Maria de Oliveira, do Berçário I A/B, tinham como objetivo entrar em contato com a natureza, saindo da sala de referência. A abordagem Reggio Emilia foi a inspiração e as fez refletir quanto à importância das experiências vivenciadas pelos bebês ao tocar na grama e na terra, por exemplo, pois são texturas que não precisam ser criadas. Elas são sensoriais da natureza
Diariamente, às 9 horas, é servida aos bebês a colação, quando degustam uma fruta. Naquela manhã ensolarada, entretanto, foi organizado um momento diferente, utilizando os recursos disponíveis: tapete, almofadas e pernões, que deixaram o ambiente confortável e aconchegante.
As frutas foram servidas aos bebês como em um piqueniquealegria e alegria era evidente.
Eles balbuciavam, observavam as árvores e se incomodavam com o vento. Depois de comerem suas frutas, a brincadeira foi livre e todos puderam explorar a grama e a terra. Os bebês maiores - que já andam - saíram do tapete para sentir melhor a textura do gramado e da terra, que chegaram até mesmo a puxar com as duas mãos. Foi contagiante.
A natureza é polissensorial e foi de grande importância para o desenvolvimento dos bebês esse momento de exploração e conexão com a natureza.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.