Home > Notícias e Destaques > CEI Camélias > Experiência com a sombra do próprio corpo
Brincando de sombra
No CEI Camélias, em dezembro, durante o momento em que se arrumavam para o horário do descanso, uma criança percebeu que o escuro da sala dava para fazer gestos e brincar com as sombras, e assim aconteceu um momento de experimentação com sombras.
Juntos realizaram diversos gestos em busca do desejo de tocar, capturar e transformar tais fenômenos. O contato com a sombra é uma oportunidade para a criança se conhecer por meio de sua imagem.
Durante a experiência as crianças se expressaram:
- “O meu não sai” (H.G,) – referindo-se à sombra que não conseguia realizar.
- “É assim, olha” (S.N.) – demonstrando como estava realizando.
- “O meu tem um bocão” (L.L.) – abrindo e fechando a mão.
Brincar com sombras promove a aprendizagem, contribuindo para a socialização das crianças e desenvolvendo a atenção e a agilidade enquanto brincam. Além disso é possivel brincar de diversas maneiras. Essa experiência tem como objetivo desenvolver habilidades de coordenação motora fina, expansão da concentração, foco, coordenação mãos-olhos e refinamento visual.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.