Home > Notícias e Destaques > CEI Maria Natividade Machado > O imaginário do faz de conta
Brincando livremente com o faz de conta
No dia 08/08/23, no CEI Maria Natividade Machado, a proposta realizada foi a exploração de diversas materialidades, na qual a professora Ester Lima, juntamente com o agrupamento MGII-A, teve contato com os materiais presentes no acervo da brinquedoteca do CEI, cujos objetivos são ampliar a imaginação, ter momentos de interações entre a turma, proporcionar aos pequenos contato com diferentes materialidades e estimular a imaginação e o faz de conta.
De acordo com Vygotsky (1998), o faz de conta é uma atividade importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois exercita a capacidade de planejar e imaginar situações lúdicas e seus conteúdos e entender as regras inerentes a cada situação.
Em contato com os materiais, Isabella e Davi Luca seguraram uma caixa de madeira e gritaram: - “Olha o doce, tem brigadeiro”. Quando a professora perguntou o que estavam fazendo, Davi Luca respondeu: - “Tô vendendo brigadeiro, professora. Ele ‘tá’ muito bom!”. Wana, ao ver os amigos brincando, disse: - “Eu vou vender também!”
Em um momento da proposta as crianças pegaram as tampas de panelas e algumas madeiras para simbolizar escudos e espadas e assim formaram os super-herois do CEI Maria Natividade Machado, quando até a porta da caixa d’agua da unidade virou a casa da bruxa má o que, segundo Bryan Xavier, é preciso deixá-la fechada para protegermos os nossos amigos.
Foram momentos significativos e de muita imaginação, em que as crianças puderam se envolver plenamente na proposta e mostrar o seu protagonismo, dando um bom significado para os materiais que lhe foram ofertados.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.