Home > Notícias e Destaques > CEI Camélias > Leitura como suporte ao desenvolvimento
Cantinho dos livros
Desde o início do ano as professoras Analice da Rocha e Socorro Oliveira, do Berçário I A/B, do CEI Camélias, incluem em cantos da Sala de Referência uma caixa com vários livros, para incentivar a aprendizagem do manuseio pelos bebês e despertar o interesse e a curiosidade em ouvir a leitura, além de tornar momentos como esses divertidos e agradáveis.
Após a leitura, as professoras sempre conversam sobre o que foi lido, apresentando os personagens e até mesmo brincando de esconder os livros para que eles os encontrem. Com o decorrer da rotina, os bebês demonstraram encantamento com o mundo da leitura e muito prazer em folhear os livros. E quase final do segundo semestre diariamente os bebês convidam as professoras para ler para eles, que se sentam para ouvi-las.
Eles demonstram reconhecer e perceber que os livros têm narrativa e ilustrações e já não os rasgam mais, ajudando a reorganizá-los quando os utilizam.
Eles visitam com frequência o cantinho, inclusive se sentam dentro da caixa, escolhem o livro e fazem leitura das imagens para o colega.
Tudo isso mostra que, antes mesmo de saberem ler, os bebês leem o mundo e o interpretam da forma e do jeito deles e isso mostra como é importante o contato diário com os livros desde bebês, o que ajuda na construção do vínculo, no desenvolvimento da fala e na interação social de uns com os outros.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.