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19/04/2024

Investigando a argila e as sensações que ele provoca

Contexto com argila

No dia 13/03/24, no CEI Jardim Damasceno, as professoras Bianca O., Ana Carolina T., Daiane S. e Vanderleia M., realizaram a proposta Investigando a argila. O local foi preparado com argila em pó e em barra, potes, pratos e água, pelas professoras Vanderleia M.; Beatris N., Elaine L. e Raquel G., onde com todo cuidado os pequenos pudessem se sentir seguros e acolhidos. As crianças, ao chegarem na parte externa, ficaram impressionadas e muito ansiosas para descobrir as possibilidades daquele contexto.

No momento da exploração Elisa enterrou sua mão na argila em pó com água e disse para Alice:

- Nossa é gelado e melecado!

- Credo! Respondeu, Alice.

- Coloca a mão Alice, a professora deixa, estimulou Elisa.

- Tá bom, consentiu Alice.

Elisa continuou a brincar com a argila junto com as amigas e Alice, por sua vez, colocou apenas as pontas dos dedos, expressando não ter gostado da sensação.

É muito importante criar espaços com vários tipos de materiais, contudo a argila, por ser material maleável, facilita a estruturação de formas, fazendo com que as crianças desenvolvam a coordenação motora, a criatividade, a imaginação e a concentração.

“É importante lembrar que, ao promover oportunidades de interação e brincadeiras, a (o) professora (or) realiza um trabalho pedagógico que é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Com as brincadeiras, as crianças exercitam e formam uma percepção cada vez mais aguçada das coisas (formas, cores, tamanhos, texturas, volume, peso, etc.” (CURRÍCULO DA CIDADE, 2020, pg92)

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