Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Damasceno > Investigando a argila e as sensações que ele provoca
Contexto com argila
No dia 13/03/24, no CEI Jardim Damasceno, as professoras Bianca O., Ana Carolina T., Daiane S. e Vanderleia M., realizaram a proposta Investigando a argila. O local foi preparado com argila em pó e em barra, potes, pratos e água, pelas professoras Vanderleia M.; Beatris N., Elaine L. e Raquel G., onde com todo cuidado os pequenos pudessem se sentir seguros e acolhidos. As crianças, ao chegarem na parte externa, ficaram impressionadas e muito ansiosas para descobrir as possibilidades daquele contexto.
No momento da exploração Elisa enterrou sua mão na argila em pó com água e disse para Alice:
- Nossa é gelado e melecado!
- Credo! Respondeu, Alice.
- Coloca a mão Alice, a professora deixa, estimulou Elisa.
- Tá bom, consentiu Alice.
Elisa continuou a brincar com a argila junto com as amigas e Alice, por sua vez, colocou apenas as pontas dos dedos, expressando não ter gostado da sensação.
É muito importante criar espaços com vários tipos de materiais, contudo a argila, por ser material maleável, facilita a estruturação de formas, fazendo com que as crianças desenvolvam a coordenação motora, a criatividade, a imaginação e a concentração.
“É importante lembrar que, ao promover oportunidades de interação e brincadeiras, a (o) professora (or) realiza um trabalho pedagógico que é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Com as brincadeiras, as crianças exercitam e formam uma percepção cada vez mais aguçada das coisas (formas, cores, tamanhos, texturas, volume, peso, etc.” (CURRÍCULO DA CIDADE, 2020, pg92)
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.