Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Itaguaçu > Observando formigas e insetos na natureza
Contexto investigativo
No dia 17/10/24, a professora Giovane S., responsável pelo agrupamento Minigrupo I C, propôs uma atividade especial com o objetivo de incentivar nas crianças o respeito e o cuidado com a natureza, além de despertar sua curiosidade e capacidade de observação.
A proposta foi desenhada para ser uma experiência lúdica e significativa, em que as crianças pudessem explorar e investigar a vida dos insetos, especialmente as formigas, por meio de atividades envolventes e com diversos incentivos, incluindo brinquedos e materiais que introduzem o tema de forma acessível.
Para iniciar foi organizada uma roda de conversa, quando as crianças puderam ver imagens de formigas e aprender sobre outras espécies, como as tanajuras e a cigarra, ampliando seu conhecimento sobre a fauna ao redor. Com entusiasmo crescente, a turma seguiu para o parque, onde a área externa ofereceu oportunidades de observação no ambiente natural.
Durante a atividade, as crianças exploraram cada canto do parque, buscando vestígios de formigas e investigando minuciosamente um formigueiro. A experiência incentivou a troca de descobertas entre elas e reforçou o cuidado necessário ao interagir com a natureza. Essa proposta não só as aproximou do universo dos insetos, como também fomentou a apreciação respeitosa e consciente do meio ambiente.
Essa prática reforça a importância do aprendizado experiencial e investigativo na Educação Infantil, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades de observação, análise e valorização da natureza ao seu redor.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.