Home > Notícias e Destaques > CEI Parque Residencial Cocaia > Brincando com formatos, sons e texturas diferentes

08/03/2024

Brincando com formatos, sons e texturas diferentes

Contextos investigativos

No dia 22/02/24, o agrupamento I-B, das turmas C/D, das professoras Marileide dos Santos Oliveira de Souza e Jéssica Lima, realizou no parque lateral do CEI Parque Residencial Cocaia, a exploração com materiais de largo alcance. A proposta teve a intencionalidade de proporcionar às crianças momentos de investigação, trazendo riqueza e liberdade para seus movimentos exploratórios.

Para isso, a professora-volante Jaicleide Moura fez a exposição dos materiais, organizando-os em três contextos e cada um deles continha materialidades com diferentes aspectos, a saber:

Contexto 1: materiais que as crianças puderam empilhar e encaixar (cones e CDs). Algumas crianças ficaram mais tempo nessa proposta, fazendo tentativas para equilibrar os cones um em cima do outro, e outras preferiram encaixar vários cones uns dentro dos outros.

Contexto 2: matérias grandes (caixas, caixotes, cilindros de papelão e blocos de madeira), com os quais as crianças demonstraram alegria e exploraram os materiais de diferentes formas, entrando nas caixas para fazer de conta que eram carros, enquanto outros usaram as usaram para transportar peças menores (bloquinhos de madeira) para todos os lados.

 Contexto 3: materiais naturais como buchas vegetais, cabaças, galhos, cuias de coco, palha de madeira e pinhas. Nesse contexto, a palha de madeira despertou mais curiosidade nos pequenos. Ao se aproximarem, algumas crianças faziam suas investigações, manipulando o material e olhando concentradas. Outro grupo pegou as cabaças e colocou dentro das cuias de coco e, outras vezes, eles agitavam as cabaças para ouvir o barulho causado pelas sementes secas do fruto.

Os materiais foram organizados considerando uma dimensão estética para cada contexto, ou seja, para que a disponibilização dos materiais fosse cuidadosa e convidativa às interações.

Segundo o currículo da Cidade: Educação Infantil, é de extrema importância fazer com quer as crianças vivenciam diferentes experiências através do brincar e explorar, desenvolvendo por meio dessa pratica a percepção de si e do meio que os cercam. À vista disso, estimulamos a percepção sensorial com sons, cores, formas e outros de acordo com a BNCC (EI02ET05).

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.