Home > Notícias e Destaques > CEI Inácio de Lima Oliveira > Degustando e saboreando as doces frutas

20/03/2025

Degustando e saboreando as doces frutas

Cores e sabores

No dia 26/02/25, as professoras do agrupamento Minigrupo I C/D organizaram uma vivência diferenciada ao ar livre.

Pensando na introdução alimentar rica em frutas, verduras e legumes que a unidade oferece e também na rejeição das crianças por determinadas comidas, foi trabalhada a possibilidade de um riquíssimo cenário para completar o dia feliz e aproveitar uma deliciosa degustação de frutas variadas.

Tendo como base o contexto observado, o objetivo foi propor estratégias lúdicas e sequências de vivências que reforçam a importância de experimentar diferentes sabores. O agrupamento está desenvolvendo a oralidade e foi uma oportunidade incrível de ouvir as crianças pronunciando os nomes dos alimentos.

As professoras organizaram a área externa com uma toalha de piquenique, frutas que seriam servidas na colação (pedaços de melancia) e uma cesta com outras opções, como goiaba, abacate, melão, abacaxi, maçã e laranja.

A proposta foi pensada e planejada de acordo com as observações diárias, pois sempre que vão ao parque, as professoras mencionam as árvores frutíferas (goiaba, abacate e manga). As crianças pedem as frutinhas e observam os pássaros cantando, um riquíssimo aprendizado.

Ao sentar para experimentar as frutas, Marcela agarrou o melão e disse: “É tudo meu”.

Anthony pegou a maçã e mordeu, dizendo que era melancia.

Gael pediu melão, comeu e repetiu.

Foi um momento gostoso de interação em grupo. Será colhida uma aprendizagem significativa desse trabalho envolvendo cores e sabores.

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.