Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Itaguaçu > Água e terra para construir uma casinha

20/08/2024

Água e terra para construir uma casinha

Da terra ao barro

No dia 07/08/24, as crianças do Minigrupo II B, do CEI Jardim Itaguaçu, foram convidadas pela professora Cristiane Rolim para vivenciar o  contexto Da terra ao Barro João de Barro, preparado embaixo da árvore com regadores, água e terra.

A professora convidou as crianças a observar o ninho de João de Barro no pinheiro localizado no parque. Em seguida apresentou imagens da moradia do passarinho e convidou-as para reproduzir a casinha, manuseando terra e água.

As crianças, encantadas, iam manuseando a terra, que foi passando para o estado de barro. Então, Ryan pediu: “Prô, mais água!”

Ele mexia com encantamento o barro com as mãos, levantou-se da roda e disse aos amigos: “Sou o Ryan de barro”, gargalhando. Ayla observava a imagem da casinha do pássaro e tentava reproduzi-la, logo a professora se aproximou e incentivou todas a participar e a casinha começou a ganhar forma. Pedro e Gabriel amassaram o barro e chamaram Heloísa para colocar a mão e, assim que ela conseguiu colocar o braço, pediram ajuda da professora: “Prô Cris, o braço da Heloisa vai fazer a porta!”. Eles tentaram diversas vezes, até que a porta da casa do João de Barro foi construída.

“Precisamos, sim, possibilitar às crianças aprendizagens sobre o olhar: o olhar dos detalhes, das diferenças, dos contrates, das descobertas, das percepções, das brincadeiras, do inusitado. (Cadê? Achou! Pág. 191).

No dia seguinte à proposta, as crianças foram visitar a casa do passarinho que haviam deixado secar embaixo da árvore e se encantaram ao perceber que ela ainda estava lá.

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.