Home > Notícias e Destaques > CEI Teotônio Vilela II > Descobrindo as sensações
As explorações sensoriais permitem que os bebês conheçam o mundo ao seu redor de diferentes formas. Assim, eles se descobrem, exploram seu entorno e fortalecem vínculos.
Para esta proposta, as professoras Amanda Melendre Rodrigues de Brito, Gabriela Alencar Gomes e Samanta Soares Cruz, do Berçário I A/B/C/, prepararam picolés de frutas. Elas cozinharam inhames e, após prontos e amassados, misturaram junto com as frutas, respectivamente: banana, manga, melancia e morango. Após batidos no liquidificador, colocaram as misturas em forminhas de picolé e levaram ao congelador.
Na área externa no Centro de Educação Infantil (CEI) foi organizado um cantinho aconchegante, onde as professoras apresentaram aos bebês algumas frutas, juntamente com os picolés. Eles puderam explorar o espaço, aguçando os sentidos e se refrescando de forma divertida.
Os objetivos da proposta foram estimular o paladar com diferentes texturas e sabores, proporcionar a interação com o outro e promover a exploração e a descoberta de sensações (odor, cor, temperatura e sabor), além de ajudar a amenizar a sensibilidade da gengiva durante a dentição, muito importante nesta fase.
“À medida que reconhecemos bebês e crianças como sujeitos de direitos, e que o papel da educação é possibilitar que desenvolvam e mantenham a sua inteligência curiosa e a sua personalidade solidária, ou seja, constituam-se cidadãos e criadores, passamos a buscar novas formas de nos relacionar com eles, e cabe à Unidade Escolar (UE) propor novas experiências em ambientes organizados, a fim de provocar sua vontade de saber, sua curiosidade e seu interesse na exploração e na descoberta do mundo na interação entre adultos e bebês. (Currículo da Cidade de São Paulo, pág. 79).”
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.