Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Novo Horizonte > Desenhando através do tato
O Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Novo Horizonte traz um projeto que vem abrangendo todos os agrupamentos e se chama “Diferenças e semelhanças”. A proposta em questão é mostrar que, mesmo sendo diferentes uns dos outros, é possível termos semelhanças e, acima de tudo, respeitar nossas diferenças.
Pensando nesse objetivo, a professora Kátia Vale apresentou a história através de vídeo e imagens do cantor Ray Charles, para que as crianças conhecessem a sua trajetória musical e pessoal. Além de cantor, ele era pianista e considerado pioneiro da soul music, blues e jazz. Ray Charles ficou cego aos 7 anos de idade.
Após a apresentação, ela dividiu as crianças em dois grupos e colocou uma faixa de TNT para fazer a divisória na sala. Em seguida, um grupo vendou os olhos e o outro aproximou o rosto no TNT. O grupo com os olhos vendados teria que sentir a expressão facial do outro grupo e fazer a releitura por meio do toque com giz de lousa. Após alguns momentos, a professora trocou as crianças de lugar, de forma que todos puderam passar por essa experiência. A posposta de Kátia Vale foi trabalhar a deficiência visual e as sensações de como e o que as pessoas sentem pelo tato.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.