Home > Notícias e Destaques > CEI Teotônio Vilela II > Escola de chuva
No dia 1° de julho, as professoras do Minigrupo I A, Flavia Miranda e Graziele Marques desenvolveram a atividade Escola de Chuva, com base na história africana homônima escrita e ilustrada por James Rumford. O objetivo foi promover o contato das crianças com água e terra.
Para iniciar a leitura, as crianças sentaram em roda e com um pouco de suspense, as professoras leram o livro e fizeram algumas indagações. “Explicamos que o nosso CEI foi construído usando a água e terra que formaram o barro para fazer os tijolos”, comentaram.
Depois foram para a área externa experimentar a sensação de manipular a água e a terra e fazer o barro. No momento que elas começaram tocar na terra fazendo o barro, algumas rejeitaram e não queriam se sujar. Já outras adoraram e começaram a fazer bolas, bonecos e amassar o barro.
“Foi uma nova experiência e muito prazerosa. Nos dias de hoje a maioria das crianças não têm o contato com a terra, com medo de se sujar”, finalizaram as educadoras.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.