10/11/2023

Plantando feijão

Experiência na horta

A turma do Berçário II, junto com as professoras do CEI Jardim Itaguaçu, realizou a plantação do feijão no dia 09/10/23.

Primeiramente os bebês ouviram na Sala de Referência a contação da história de João e o pé de feijão. No segundo momento foram disponibilizados a eles materiais para a plantação de feijão: copos descartáveis, algodão e grãos de feijão.

No decorrer dos dias os bebês foram convidados para regar a plantação e acompanhar o desenvolvimento e a evolução dos feijões. Eles se mostravam eufóricos e encantados com o crescimento do pé de feijão e, por fim, puderam acompanhar a plantinha se tornando adulta. Assim foi dado início à horta no CEI, inserida no projeto alimentação saudável.

“[...] A horta oportuniza às crianças a conexão com a natureza, o trabalho colaborativo e o envolvimento na produção dos alimentos. Entre as vivências e as aprendizagens que a horta proporciona estão o contato com a terra, o plantar, o cuidar e o colher.” (Orientação Normativa de Educação Alimentar e Nutricional para Educação Infantil, 2020, p. 46).

Sobre o livro João e o pé de feijão: é um conto de fadas de origem inglesa. A versão conhecida mais antiga é a de Benjamin Tabart, publicada em 1807, e popularizada por Joseph Jacobs, em 1890, com a publicação de English Fairy Tales. A versão de Jacobs é mais comumente publicada atualmente e acredita-se que seja mais próxima e fiel às versões orais do que a de Tabart, porque nesta falta a moral que há naquela.

Fonte sobre o livro: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_e_o_P%C3%A9_de_Feij%C3%A3o, 31/10/23

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.