Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Itaguaçu > Plantando, regando e cuidando do alface

21/11/2023

Plantando, regando e cuidando do alface

Experiência na horta

Durante o segundo semestre de 2023, a turma do MGII B, junto com a professora Cícera Paulino, acompanhou o plantio do alface feito pelas crianças no espaço externo do CEI Jardim Itaguaçu. A plantação foi iniciada no dia 05 de setembro.

Durante o decorrer dos dias, os pequenos eram levados em pequenos grupos para observar o cultivo do alface, regar e cuidar da plantação.

Ao perceberem o crescimento da verdura era possível notar a curiosidade e empolgação no rostinho de cada um.

Por meio da atividade, as crianças passaram a conhecer e descobrir valores de cuidado com o meio ambiente e com a vida e o respeito pelo próximo, trabalhando também o tempo de espera.

Na Sala Referência, em roda de conversa após os grupos voltarem da rega da plantinha, conversavam sobre as expectativas e o anseio sobre o crescimento do alface.

Manuela, ao ver que a terra estava seca, dizia: “ – Precisa de água para crescer!”

Heitor, ao observar o pé de alface crescido, conversava com o colega João: “ – Eu gosto muito de alface!”

João, ao voltar para a Sala ê após o cuidado do grupo com a plantação, dizia com euforia: “ – Eu molhei o alface, buscamos água para molhar!”.

“Quando os bebês e crianças participam do processo de planejamento dos canteiros, da escolha dos alimentos a serem plantados e dos cuidados diários, é comum se aproximarem e experimentarem alimentos que talvez não provariam (...) Colher as hortaliças que irão compor a refeição pode dar mais sentido ao comer.” (Orientação Normativa de educação alimentar e nutricional para educação infantil, 2020, p. 47).

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.