Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Tremembé > Experienciando o caju, uma fruta nordestina
Experienciando o caju, uma fruta nordestina
As crianças do CEI Jardim Tremembé degustaram uma fruta típica da Região Nordeste e muito popular em todo o Brasil: o caju. A vivência culinária foi organizada pelas professoras Camila Mateus e Thamiris Oliveira. A fruta tem cor, sabor e cheiro bem característicos, o que possibilita a exploração sensorial ampla. A atividade faz parte do projeto anual Uma viagem pelo Brasil de todas as etnias e de todas as culturas, que aborda diversidade do nosso território. Ela aconteceu no espaço do refeitório, ambiente já utilizado regularmente pelas crianças, organizamos uma mesa com os materiais necessários para a Oficina Culinária, onde as crianças manusearam as frutas observando seu peso e textura, com o apoio da equipe de cozinha que cortou o caju em pequenos pedaços.
As crianças puderam utilizar o liquidificador para triturar, além de peneira e colher para coar o suco, participando de todo o preparo até a degustação, legitimizando assim um espaço que é delas.
A oficina culinária foi uma vivência que aguçou a curiosidade e ampliou o repertório alimentar, permitindo a experimentação de um novo alimento, sendo possível perceber em todo momento as interações que as crianças realizaram a partir de suas falas, gestos e movimentações corporais em toda a proposta.
“A experiência de fazer uma oficina culinária nas unidades educacionais envolve sentimentos, imaginação, criação, autonomia, percepção e cooperação. São excelentes oportunidades para observar as transformações dos alimentos. Essa ação é objeto de investigação e conhecimento científico (orientação normativa de educação alimentar e nutricional para educação infantil, pág 43.)
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.