Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Arpoador > Que gosto é esse? Saboreando a borra de café
Explorando borra de café
No dia 11/04/24, as professoras do Berçário II- C/D, Ednalva Mateus Moreira Alves e Fabiana Nicésio Barbosa, do CEI Jardim Arpoador, realizaram a proposta denominada Explorando borra de café, com o objetivo de oportunizar aos bebês o contato com texturas e sensações e promovendo a criação de conexões positivas com o aprendizado, por meio da exploração e da descoberta.
Para isso foi preparado um ambiente atrativo no espaço externo do CEI, para receber os bebês, deixando-os livres para descobrir as diferentes texturas ao ar livre, sobre um tapete com objetos não estruturados e borra de café.
Foi uma vivência estimulante e atrativa para eles, promovendo a criação, a descoberta e a interação. As expressões faciais dos bebês, com sorrisos e gargalhadas, demonstraram o quanto a proposta foi significativa, construindo suas percepções dos sentidos visuais e táteis.
Ao chegar no ambiente preparado, eles exploraram tudo ao seu redor. Levi utilizou a colher de pau e a panela de alumínio levando a borra de café na boca e sentindo o sabor e a textura. Antonela manuseou o escorredor e a colher e, em seguida, passou a borra de café no rosto sentindo o cheiro e sorrindo.
Os demais bebês interagiram entre eles, criando diferentes possibilidades de brincar e explorar e manuseando a borra de café, as panelas, as colheres e os demais materiais não estruturados.
A vivência permitiu que todos explorassem os materiais e degustassem a borra de café, demonstrando satisfação por meio de olhares e sorrisos, pois o brincar é uma atividade sensorial para o desenvolvimento infantil, promovendo a imaginação e a criatividade.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.