Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Arpoador > Sensações táteis, degustativas e olfativas
Frutas congeladas
No dia 26/02/25, as professoras Cátia Oliveira e Ednalva Moreira desenvolveram uma proposta com o agrupamento do Berçário I A/B, com o objetivo de estimular as sensações táteis, degustativas e olfativas, proporcionando momentos ricos em descobertas sensoriais.
Era um dia de muito calor, então, foi preparada a proposta explorando frutas congeladas, e o espaço foi organizado com picolés naturais feitos de peras, maçãs e mangas congeladas; no chão foram distribuídos esteira, tecido chita, tábuas, bandejas e pinhas, permitindo que todos explorassem e descobrissem as diversas sensações.
Alguns demonstraram surpresa ao tocar na fruta e sentir sua temperatura, retirando rapidamente as mãos e depois, tentando pegá-las novamente, levaram à boca sentindo o sabor e fazendo caras e bocas. Houve bebês que optaram em segurar o picolé por mais tempo. Durante a vivência, expressões de curiosidade e encantamento foram observadas por meio de risos e olhares, evidenciando como cada bebê tem seu tempo e sua forma de experimentar novas sensações.
Essa experiência contribuiu para ampliar o repertório sensorial, incentivando a experimentação de diferentes sabores e texturas de maneira lúdica, além de fortalecer o desenvolvimento da coordenação motora e da percepção tátil, permitindo que cada um vivenciasse e expressasse suas preferências de forma espontânea.
“Quanto mais ampla for a gama de possibilidades que oferecemos os bebês mais intensas serão suas motivações e mais ricas suas experiências” (Lori Malaguzzi).
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.