Home > Notícias e Destaques > CEI Camélias > Construindo tambores para dançar maracatu
No ritmo do maracatu
Durante a semana de 25 a 29/09/23, as professoras Analice da Rocha e Gisele Aparecida de Souza, do MGI D/E, envolveram as crianças com a cultura musical maracatu, quando confeccionaram o instrumento musical chamado tambor. Essa vivência teve como objetivo principal explorar um novo ritmo musical, para que elas conhecessem a origem do maracatu, valorizando a cultura e a diversidade musical brasileira.
As crianças, ao longo da realização dessa vivência, demostraram interesse e usaram suas potencialidades para decorar as latas, confeccionando seus tambores e pintando-os com tintas coloridas e textura (esponja).
Durante a confecção o B.L., ao decorar sua lata, teve a seguinte fala:
- Professora! Quero meu tambor bem colorido!
No final da confecção do tambor houve um momento para que levar a musicalização Maracatu para a sala e as crianças puderam usar suas confecções para seguir o ritmo da música. Foi um momento de realização para elas, que tocaram seus tambores e dançaram Maracatu.
Segundo o autor William Corsaro, em um trecho citado no Currículo Da Cidade (página 90), “as crianças não são aprendizes passivos da cultura à sua volta, mas sujeitos ativos que se apropriam das rotinas culturais oferecidas, reinterpretando-as”.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.