Home > Notícias e Destaques > CEI Inácio de Lima Oliveira > Explorando o mundo das profissões
O que serei quando crescer?
No dia 07/03/2024, no Espaço de Vivência interno do CEI Inacio Lima De Oliveira, foram organizados pelas educadoras Mariana Nascimento e Bianca Stefany, do Minigrupo I C/D, cantos diversificados de profissões, com acessórios e objetos disponibilizados para elaboração do projeto do agrupamento intitulado O que eu vou ser quando crescer?.
De início, em roda, foi apresentado aos pequenos o kit doutor(a), quando observamos a curiosidade e o interesse das crianças pelo tema. Na brinquedoteca elas assistiram ao audiovisual Serelepe: profissões, onde eles aguçaram ainda mais o interesse.
Em cantos diversificados lúdicos, as crianças também tiveram contato com algumas profissões, como gari, bombeiro(a), professor(a), engenheiro e músico.
Para representar a profissão de gari foram dispostas latas-lixeiras de coletas seletivas. Carrinhos de bombeiros também fizeram parte do cenário, assim como ferramentas e instrumentos musicais. Já o professor foi representado em uma sala de professores com livros, cadernos, notebooks e estojo.
As crianças interagiram, exploraram e observaram cada detalhe. O objetivo da proposta foi alcançada e, por meio da observação pedagógica, a profissão com a qual eles se sentiram entusiasmados, indagando e questionarão, foi a de professor(a).
Como citado no Currículo da Cidade da Educação Infantil, “a criança é ativa e protagonista, que aprende ao brincar e interagir com os seus pares, com os adultos e com a cultura. Desse ponto de vista, bebês e crianças em atividade são o foco central do trabalho pedagógico, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo. Para isso, a escuta, a observação, o compartilhamento e o registro de narrativas por parte da(o) professora(or) e das crianças são imprescindíveis”.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.