Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Itaguaçu > Conhecendo o pau-de-chuva e o som da natureza

20/09/2023

Conhecendo o pau-de-chuva e o som da natureza

O som do pau-de-chuva

Em 14/08/23, a turma Berçário I- D/E, das professoras Geovane Balbino e Karina Nascimento, do CEI Jardim Itaguaçu, conheceu o pau-de-chuva, instrumento de origem indígena, de percussão e ritmo. A atividade faz parte do Projeto Musicalização-Parque Sonoro. O instrumento foi confeccionado pelas professoras e apresentado aos bebês ao som da música da chuva, deixando que eles o explorassem juntos. O guarda-chuva também foi utilizado para tornar a atividade ainda mais lúdica.

Os bebês gostaram muito. Todos queriam tocar no instrumento, principalmente a Helena que, com a ajuda da professora-referência, virava-o para todos os lados fazendo o barulho da chuva.

O objetivo foi trabalhar os ritmos e os instrumentos, pois através das observações diárias percebe-se o interesse e encantamento dos bebês quando ouvem músicas e também apresentar a eles o som da chuva como parte da natureza.

Segundo o Currículo da Cidade de São Paulo para a Educação Infantil, as materialidades agrupam uma imensa gama de objetos, ferramentas e instrumentos que possibilitam investigar, pensar, inventar e raciocinar. Materialidades significativas são os jogos e os brinquedos, os objetos do cotidiano, os materiais artísticos, científicos e tecnológicos, os materiais de largo alcance como pedaços de madeira, pedaços de cano, cordas e rolhas, entre outros.

Sendo assim, a ideia foi explorar diversas materialidades com os bebês para as confecções das atividades, descontruindo  e construindo novas maneiras de brincar.

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.