Home > Notícias e Destaques > CEI Camélias > Brincando de Pequenos Inventores
No dia 12 de maio, a turma "Os pequenos inventores", do MGII-A, da professora Alessandra Rocha, do CEI Camélias, realizou uma vivência com materiais de largo alcance que faz parte do projeto “Brincando e Criando", tendo como objetivo principal aguçar a curiosidade, a autonomia e a imaginação para descobrir, por meio da investigação e da exploração, infinitas formas de aprender brincando.
A professora disponibilizou para os alunos vários objetos de fácil acesso, como potes, rolos de papel higiênico, tampinhas de garrafas, colheres de plástico, vasilhas e garrafas pet, entre outros.
No primeiro momento as crianças permaneceram sentadas, brincando, explorando, investigando e criando. Em pouco tempo o faz de conta se fez presente, contagiando toda a turma e trazendo vários cenários incríveis e recheados de magia, encanto, protagonismo e muita aprendizagem significativa.
E neste mundo da imaginação estava Lara, muito atenta e brincando sozinha de empilhar. Ela colocava um pote sobre o outro, tendo cuidado com seus movimentos para não os deixar cair e assim foi aprimorando suas habilidades motoras e cognitivas de forma lúdica.
Próximos de Lara estavam seus amigos Pedro e Benjamin se aventurando em alto mar e descobrindo infinitas formas de aprender brincando.
Os materiais de largo alcance são grandes aliados para o desenvolvimento infantil, pois permitem que as crianças traduzam de forma singela e criativa como elas observam o mundo à sua volta, além de causar espantos e provocações para buscar outras formas de criar e aprender. Neste mundo da imaginação elas têm a oportunidade de participar ativamente, sendo os escritores, autores e protagonistas das suas histórias.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.