Home > Notícias e Destaques > CEI Inácio de Lima Oliveira > Pintura com tinta guache e plástico-bolha
Pintando o sete
No dia 25/02/25, a professora Cintia Gomes, da turma Minigrupo II B, levou uma proposta de atividade Pintura com guache e plástico-bolha para desenvolver com as crianças do grupo, com a intencionalidade de contribuir com o desenvolvimento integral dos pequenos.
O objetivo da proposta foi trabalhar o contato com tinta e despertar diversos estímulos na criança, com possibilidades de criar, recriar, inventar, imaginar, descobrir, sentir e sonhar. A pintura é a mais antiga forma de comunicação e expressão que existe, podendo ser livre e sem nenhuma limitação.
Com elementos simples, as crianças elaboram um universo, criam com o que têm na mão, transformam e dão sentido às coisas e assim desenvolvem a interação em pares, valorizam as diferentes aprendizagens de maneira lúdica e exploram de diversas maneiras a arte de desenvolver sua criatividade.
A professora Cintia começou explicando como seria a proposta e a turma ficou ansiosa para começar a sentir a tinta e a observar sua mistura. A proposta foi realizada no espaço de vivência externo, com pequenos grupos.
Kemilly, assim que chamada para sentir a tinta guache com os pés descalços, vibrou de emoção. Então, ela começou a dançar sob a tinta e percebeu que espalhá-la com os pés também é divertido.
A segunda a ser chamada foi Valentina, que agradeceu e começou a pular sob o plástico-bolha, misturando suas cores favoritas feliz da vida.
O resultado foi surpreendente. Além de explorar a tinta, o plástico-bolha proporcionou uma vivência sensorial que as crianças provaram e aprovaram, pois o pisar e os que estavam em volta esperando a vez ficavam estourando as bolinhas e sorrindo.
A proposta decorreu com torcida para os amigos, competição de quem espalhava mais as tintas debaixo do plástico.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.