Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Damasceno > Pintura e descobertas
Por meio das observações do cotidiano e das curiosidades apresentadas pelas crianças, e pensando nelas como “sujeito histórico” e protagonista das suas descobertas, as professoras Ana Carolina e Vanessa Ramalho do Minigrupo I AB montaram um espaço para que explorassem suas habilidades artísticas, no dia 21 de outubro.
Os pequenos exploraram as tintas e vivenciaram diversas sensações, além de interagir e expressar suas emoções por meio do sorriso, gestos e produções artísticas. É fundamental proporcionar diferentes experiências para promover a ampliação do conhecimento de mundo, onde as crianças têm suas próprias impressões, ideias e interpretações sobre o fazer artístico.
Já no espaço de vivência externo, a professora Beatris do Mini grupo I D realizou a proposta de atividade de pintura no kraft, no dia 22 de outubro. Foram disponibilizadas diversas cores de tinta guache, rolinho e pinceis, para que os bebês explorassem seguindo sua imaginação e criatividade, tornando a atividade prazerosa e significativa para eles, que logo se familiarizaram. Ao explorarem as tintas guache, as crianças se divertem e usam a criatividade, e utilizar as cores permite experiências sensoriais com novos recursos de diferentes texturas.
Também no espaço de vivência externo, as professoras Ana Flávia e Bruna Gonçalves, do Berçário II AB, realizaram uma proposta de atividade “roupinhas no varal”. Na ocasião, os bebês foram estimulados a brincar de forma lúdica e prazerosa, reproduzindo hábitos domésticos. Foram utilizados barbante, pedaços de material TNT e prendedores. Os bebês fizeram a festa, empolgados e concentrados em repetir o ato já visto em casa.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.