Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Damasceno > Recebendo os bebês com carinho e afeto

10/02/2025

Recebendo os bebês com carinho e afeto

Primeiro contato

No CEI Jardim Damasceno, as professoras Daiane S.S. e Monique L.C. deram início ao processo de acolhimento dos bebês do agrupamento Berçário I A/B, no dia 05/02/2025. 

Quando o bebê vai para o ambiente escolar e percebe que está longe de sua família, inicia-se um período de desafios e insegurança, mas é revelador como um vínculo bem estabelecido pode contribuir e fazer momentos difíceis e desafiadores se tornarem suaves e agradáveis. 

Com olhar sensível, palavras amáveis, abraços receptíveis, toques afetuosos e observações dos movimentos e olhares dos bebês, as professoras começaram a criar forte vínculo afetivo que visa resultados significativos. 

Para que isso ocorresse, o ambiente foi previamente preparado com livros, bonecos, tapete e outros, com o objetivo de proporcionar momentos de interação e afetividade. 

O pequeno Davi, ao usar seu corpo (mãos) como primeiro brinquedo e receber atenção e carinho da professora, retribuiu com um lindo sorriso e olhares de curiosidade, demonstrando durante esse diálogo, por meio de expressões, que estava sentindo-se confortável e seguro.

"Acolher uma criança é, também, acolher o mundo interno da criança, as suas expectativas, os seus planos, as suas hipóteses e as suas ilusões. Significa não deixar passar, como se fosse tempo inútil, o tempo que a criança dedica às atividades simbólicas e lúdicas, ou o tempo empregado para tecer as relações ‘escondidas’ com outras crianças". (STACCIOLI, 2013, P. 28)

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.