Home > Notícias e Destaques > CEI Inácio de Lima Oliveira > Projeto apresenta a profissão de pintor
Profissão: pintor
No dia 26/07/24, no espaço de vivência externo, do CEI Inacio Lima de Oliveira, foram organizados pelas professoras Flávia Xavier e Bianca Oliveira, do Minigrupo I C/D, cantos diversificados para elaboração do projeto do agrupamento O que eu vou ser quando crescer?
De início e em roda foi apresentada a profissão pintor, quando foi possível observar a curiosidade sobre o tema e o interesse das crianças. Na Brinquedoteca foi apresentado o recurso áudio visual Serelepe: Profissões, o que aguçou ainda mais o interesse dos pequenos.
Para representar a profissão de pintor foi realizada pintura de quadros com aquarela, tinta guache e pincéis, utilizando materiais variados e com possibilidades de manipulação, explorando cores e texturas. As crianças exerceram sua autonomia, imaginação e criatividade. A pintura é a mais antiga forma de comunicação e expressão que existe, podendo ser livre e sem nenhuma limitação.
As crianças adoraram, se surpreenderam, interagiram, exploraram e observaram cada detalhe, despertando curiosidade, entusiasmo e interesse. O objetivo foi alcançado e eles se sentiram entusiasmados, indagando e questionando.
Como afirma o Currículo Integrador da Infância Paulistana (SÃO PAULO, 2015a), “Brincar é uma linguagem de expressão por meio da qual as crianças aprendem e expressam o que aprendem sobre o mundo das coisas e das relações humanas, constroem e transformam sua personalidade e sua inteligência” (SÃO PAULO, 2015, p. 60).
No brincar, as crianças expressam e comunicam suas experiências, reelaboram-nas, reconhecendo-se como sujeitos pertencentes a determinado grupo social e a um contexto cultural. Por meio das brincadeiras, aprendem sobre si mesmas, sobre os homens e as mulheres e as suas relações com o mundo, sobre os objetos e os significados culturais do meio em que vivem. Nesse sentido, brincar é uma experiência por meio da qual os valores, os conhecimentos, as habilidades e as formas de participação social são constituídas com a ação coletiva das crianças.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.