Home > Notícias e Destaques > CEI Camélias > Explorando elementos da natureza
Pulseira mágica
No dia 13/09/23, a turma do MGI - B/C, das professoras Yngrid Serafim Barbosa e Gisele Urias da Silveira, do CEI Camélias, realizou a experiência Brincando com a pulseira mágica. A unidade possui um amplo espaço externo, rico em elementos da natureza, que pode ser explorado pelas crianças por meio do brincar.
Para a realização dessa proposta cada um deles recebeu em seu braço um pedaço de fita adesiva, que foi colado com o lado da aderência voltado para cima, assim, ao encontrar pelo percurso algo que despertasse sua atenção, a criança fazia a colagem, confeccionando a sua pulseira.
A turma demonstrou muito interesse por essa brincadeira. Lorenzo encontrou um tatu bolinha e imediatamente colou em sua pulseira, porém, o inseto conseguiu se desprender retornando para a natureza. Luiza nos impressionou com sua delicadeza, pegando somente folhas bem pequenas e o resultado final ficou lindo.
Ao retornarmos para a sala fizemos um momento de apreciação e todos puderam contemplar as descobertas de seus colegas.
Como embasamento teórico utilizamos o trecho do Currículo da Cidade Para a Educação Infantil, página 137, transcrito na sequência:
“Cenários de investigações e brincadeiras: quando queremos proporcionar às crianças e aos bebês cenários adequados às investigações e brincadeiras, garantimos a eles o direito de explorar e de brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros adultos e crianças, ampliando e diversificando as culturas infantis, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.”
Para tanto, é importante considerarmos que todos os espaços das unidades escolares, parques ou salas de referência, ou mesmo corredores favorecem a realização de brincadeiras e de investigações individuais ou em pequenos grupos. Quando colocamos à disposição dos bebês e das crianças diferentes espaços e materiais, proporcionamos aprendizagens significativas.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.