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21/11/2024

Instrumentos médicos para o faz de conta

Quem é o doutor?

No CEI Jardim Damasceno, em 18/10/24, a professora Vanderleia Maria S. Q., do Minigrupo II B, desenvolveu um contexto investigativo denominado Brincando de faz de conta doutor. Para a realização da atividade as crianças utilizaram aventais, seringas, estetoscópio e otoscópio, entre outros recursos que representavam os instrumentos utilizados pelos médicos. 

A proposta não apenas proporcionou um espaço para vivências médicas, mas também promoveu o aprendizado e bastante diversão aos pequenos.

O objetivo da brincadeira de fazer de conta nesse contexto trouxe uma forma lúdica de simular situações da vida real e incentivar a imaginação e os sentimentos de como cuidar do próximo e ter empatia e senso de responsabilidade.

Helena, uma das participantes, estava ansiosa para que chegasse logo a sua vez. Sua euforia era evidente. Ela pegou o otoscópio e se direcionou à sua colega que se encontra deitada na maca de faz de conta e, sorrindo, disse:

- Posso dar uma olhada no seu ouvido? 

Por meio da brincadeira, as crianças aprendem sobre o mundo e sobre si mesmas.  De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 27, v.01): O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos.

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