Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Itaguaçu > Rei do Baião
As professoras Cleonice Santos Braga, Natália Leonardo Santos da Silva e Stefane Araujo Ribeiro Gonçalves, do Berçário II A/B/C/D/E, apresentaram um ritmo conhecido bastante conhecido – Baião -, que se originou na região Nordeste. Todos dançaram ao som do ritmo popularizado em todo o Brasil por Luiz Gonzaga, que foi apresentado pelas professoras aos pequenos.
Eles também conheceram e confeccionaram a sanfona, principal instrumento musical do Baião, e foram caracterizados com o chapéu e as roupas típicas nordestinos. Como não poderia faltar, também aconteceu um baile com muita animação, dança e música do Rei do Baião.
O objetivo da atividade foi valorizar as tradições culturais e promover o conhecimento das diversidades musicais e da sanfona, instrumento bastante usado para esse ritmo. É importante destacar que a música sempre esteve presente como parte das manifestações ritualísticas nas civilizações primitivas, por outro lado, na educação observa-se que os gregos a valorizaram de tal maneira que ela integrava as outras artes: a poesia e a dança, além de considerá-la essencial para o equilíbrio entre corpo e mente.
"A inserção da música na Educação Infantil, constitui-se de fundamental relevância para o desenvolvimento da criança, à medida que dispositivos legais orientam para o desenvolvimento efetivo de práticas pedagógicas que permitam à criança explorar a linguagem musical.” (BRASIL. Ministério da Educação e do Desport. Secretaria de Educação Fundamental.Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – vol. 3 Brasília: MEC/SEF, 1998.GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Deise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre:Editora da UFRGS, 2009)
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.