Home > Notícias e Destaques > Da chaga à misericórdia: São Camilo de Lellis e o cuidado aos enfermos
Camilo de Lellis nasceu em 1550 em Bucchianico, na Itália. Tendo perdido seus pais cedo, viveu uma juventude bastante desregrada e entregue aos vícios, especialmente ao jogo de cartas. Aos 18 anos ingressa na vida militar, mas aparece-lhe uma ferida na perna que o conduz ao hospital e à dura realidade vivida pelos enfermos. Após um profundo encontro com o Senhor, que muda radicalmente a sua existência, aos 25 anos se converte e proclama que para ele “basta de mundo!”.
Camilo foi golpeado tão intensamente pela graça que não podia escolher outra coisa senão viver unicamente para o Cristo misericordioso. Após a sua conversão dedicou-se ao cuidado aos doentes com um amor maternal e fundou a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), buscando ser Cristo para os doentes e ver neles a face do Senhor. Após uma vida doada a Deus e aos mais necessitados, Camilo faleceu em 14 de julho de 1614, sendo canonizado em 1746.
O carisma vivido por São Camilo continua ainda vivo e pulsando no coração de muitos homens, que além de professarem os votos de pobreza, obediência e castidade, prometem ainda servir aos doentes, mesmo com risco de vida. Os religiosos camilianos, identificados pela cruz vermelha, sinal da entrega e do amor, estão presentes nos cinco Continentes e são mais de mil no mundo. No Brasil, os religiosos atuam na área hospitalar, nas capelanias, na educação, na formação de agentes da Pastoral da Saúde e nas paróquias, buscando sempre, onde quer que estejam, ser presença samaritana à luz do Evangelho.
São Camilo é um homem não do passado, mas do futuro, pois nos mostra o novo de Deus reservado a cada um de nós. A história deste grande homem nos revela que até mesmo as nossas chagas podem ser transformadas em instrumentos e sinais de Deus num mundo marcado por tanta dor e sofrimento.
São Camilo de Lellis, rogai por nós!
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.