Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Itaguaçu > Micael: transição da mamadeira para o copo

20/02/2024

Micael: transição da mamadeira para o copo

Tempo de descobertas

A alimentação no CEI Jardim Itaguaçu é uma das principais formas utilizadas pelos bebês e pelas crianças para estabelecer vínculos, criar autonomia, explorar o mundo e a si mesmo e expressar seus desejos. Além disso, é por meio dela que eles começam a compreender as capacidades e os limites de seus corpos, como os sabores, os cheiros e as texturas e a descobrir todo o universo da criatividade por meio dos utensílios.

Nesse retorno às atividades escolares, durante um dos momentos de refeição, os bebês foram convidados a ir até o Refeitório. Após ter sido alimentado, Micael, um dos bebês mais novos do Berçário II D/E, chamou a atenção das educadoras Natália Leonardo e Camila Brabo, pois está fazendo a transição da mamadeira para o copo, como nos indica a Orientação Normativa de Educação alimentar e Nutricional para  Educação Infantil: “A utilização do copo em substituição à mamadeira para a oferta do leite deve ser uma prática incentivada em nossas unidades (...)”

Nesse sentido, Micael se desafiou após o almoço, surpreendendo todos que estavam no refeitório. As educadoras o incentivaram a segurar o copo, mas ainda o seguravam para beber, mas logo as possibilidades da descoberta surgiram, quando ele levou o copo à boca, depois o segurou com cuidado e o apoiou na mesa, transformando esse momento em novas pesquisas.

Ao perceber que tomou toda a água, apontou em direção ao filtro e disse para as educadoras: “mais”.

Pela foto podemos é possível perceber sua nova conquista. As professoras seguem apoiando-o nessa transição.

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.