10/03/2023

Valorizando suas origens

Luanda e Wana são meninas negras protagonistas de histórias semelhantes. Luanda foi apresentada ao Minigrupo II através da história contada pela professora Ester, do livro “Cada um Com Seu Jeito, Cada Jeito é de Um!”. Já Wana faz parte do grupo e chega ao Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Natividade Machado todos os dias na companhia de seus pais, que fazem questão de apresentar à filha elementos da cultura africana – valorizando-os com muita afetividade.   

No dia 9 de fevereiro, durante uma roda de leitura, Luanda e Wanda se aproximaram pelos penteados e pelo reconhecimento. Na história, a avó de Luanda fazia tranças e diferentes penteados. Na sala, ao se deparar com os diferentes penteados que a avó e o pai da personagem faziam em seus cabelos, Wana se admirou e reconheceu que seu próprio cabelo era parecido com o da personagem, e disse “olha, professora, é igual ao meu!”. Em seguida, acariciou os cabelos de Luanda sobre o livro.  

Além do objetivo proposto, que era de interagir com outra turma e conhecer diferentes culturas, demos um passo em direção à diversidade literária apresentada às crianças, na construção da valorização de nossas origens e na garantia do respeito às diferenças.  

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.