Home > Notícias e Destaques > CEI Camélias > Varal de tecidos e outras atividades
Para atender à necessidade dos bebês, apoiadas em leituras, as professoras do Berçário I A/B, Raquel Alencar e Socorro Oliveira, confeccionaram diferentes caixas sensoriais utilizando materiais simples, como caixas de papelão, papeis coloridos, argolas, elástico, fita colorida, fotos dos bebês e fita adesiva transparente para fazer acabamento e facilitar a higienização após o manuseio.
Durante o mês de outubro, o contato com as diferentes caixas se tornou uma maneira de ampliar as experiências, contemplando diversas possibilidades diante das vivências que envolveram estímulos sensoriais e movimentos corporais.
O objetivo da proposta foi estimular os bebês, incentivando a curiosidade, o processo de descobertas sensoriais em seu entorno, o desenvolvimento da harmonia dos gestos e o esquema corporal preciso, permitindo assim mais equilíbrio e coordenação psicomotora, por meio do brincar espontâneo levado muito a sério pela abordagem Pikler (abordagem apoiada nos princípios que valorizam a atividade autônoma do bebê e permitir que o bebê se desenvolva em seu próprio ritmo).
No dia 6 de outubro, as professoras Tamiris Eduardo e Ana Maria realizaram a vivência “Varal de tecidos coloridos” com o Berçário II A/B, na intenção de explorar diversas cores que permitem trabalhar sentidos e desenvolver as habilidades das crianças, tanto na parte cognitiva quanto social, emocional e motora.
Essa vivência foi feita em sala, utilizando um varal com barbante na altura das crianças. Os tecidos foram deixados ao alcance delas e foram entregues também prendedores de roupa, para que os pequenos pudessem colocar panos, pedaços de tecidos e algumas fitas no varal. O objetivo era assumir um personagem ligado ao seu cotidiano nas brincadeiras de faz de conta e desenvolver o movimento de pinça, a coordenação motora e a atenção.
As professoras Daniela Alves e Tania Felix, da sala 03, realizaram a vivência “Conhecendo o amendoim”, com a turma do Berçário II C/D, no dia 19 de outubro. Esta experiência permitiu que os bebês identificassem a textura e o sabor do amendoim.
Foi por meio de uma roda de conversa que as professoras apresentaram o amendoim dentro da casca para que as crianças pudessem explorar, abrir e experimentar para assim conhecer os grãos. Depois da exploração, os bebês pintaram as cascas com os dedos e fizeram uma colagem, transformando o alimento em figuras de pássaros, usando a imaginação e criatividade.
A partir dessa experiência, além de sentirem diferentes texturas, os pequenos puderam vivenciar e conhecer o sabor e o aroma do amendoim, desenvolvendo os sentidos e ampliando a linguagem oral e as habilidades artísticas de forma lúdica.
No dia 14 de outubro, as professoras Dulcilene Ribeiro e Solange Silva, das turmas Minigrupo II-C e Minigrupo I-E, sala 04, realizaram a vivência “Construindo um minijardim”, com o objetivo de estimular a imaginação e a criatividade das crianças, promovendo uma experiência que envolvesse os elementos da natureza de maneira lúdica.
No começo as crianças exploraram a terra, as pedras, a areia, as plantas, as folhas, as flores e as cascas de lápis de cor, para que sentissem a textura e o cheiro a fim de estimular o tato, a visão e o olfato.
Em seguida foi separada uma caixa de papelão para que os pequenos montassem um minijardim dentro dela, ampliando a criatividade e promovendo a socialização entre eles.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.