12/11/2019

Viagens Culturais

Durante a semana do dia 21 de ou­tubro, as professoras Nathália Lopes e Aparecida de Sá, do Berçário I C/D, proporcionaram um ambiente onde a composição estética foi planejada cui­dadosamente para contemplar a curio­sidade dos bebês com a intenção de garantir o acesso à diversidade cultural.

A atividade foi realizada com base no Currículo da Cidade, que cita o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96, onde se estabelece o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e com a inclusão da História e Cultura Indígena, em 2008. Tudo foi pensado para que os bebês pudessem vivenciar os princípios de uma construção de identidade social que promove a cultura de igualdade.

“A interação iniciou com leitura em roda da história Menina bonita do laço de fita, da autora Ana Maria Machado, no qual a ilustração despertou diversas formas de expressões dos bebês como um olhar atento e fixo, como quem diz: ‘Quero ver o que está por vir’, gestos que apontavam ao redor e parecia di­zer: ‘Olha a menina bonita aqui’, além de sons de quem se dizia naquele mo­mento pertencer a história. E um pas­seio pelos rios, explorando a natureza que afirma a cultura indígena como pa­trimônio de nossas raízes”, comentou a educadora, orgulhosa com o retorno que a atividade teve.

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.